<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 31, 2004

Funckarma : "Solid State" (Dub, 2001)



Por aqui continuam-se a ouvir trabalhos dos irmãos Don & Roel Funcken.
Apenas agora tive a hipótese de ouvir este "Solid State" de 2001, ano de "Confield" dos Autechre, "Amnesiac" dos Radiohead, "Peel Session" dos Rechenzentrum ou "Aaltopiiri" dos Pan Sonic. Este segundo album dos Funckarma não faz má figura ao lado dos referidos albuns (para mim os melhores desse ano), e entraria mesmo no top-5.
Electrónica claramente influenciada por Autechre ou Bola, mas a levar o legado para lá da mera citação. Os destaques vão para temas como "Lolala" (aproximação ao pós-rock pelo flanco da IDM, com baixo, bateria, piano e noise - jazz/idm/melancólico) e "Bace" (violinos e violoncelos - a prenunciarem o excelente "Martes" de Murcof? - entre cascatas de sintetizadores e ruídos fantasmagóricos).
Todo o album é atravessado por aquela mistura entre melancolia e alimento para o cérebro tão característica da fase "Amber"-"Tri Repetae"-"Chiastic Slide" dos Autechre, mas numa onda mais "sinfónica", com as melodias mais salientes.
Também os Future Sound Of London são para aqui chamados, com a sua capacidade de dar expressão sonora às metrópoles do futuro e aos sentimentos de solidão imensa dos seus habitantes.
Excelente para ouvir enquanto se viaja, seja mentalmente ou fisicamente.
(Entretanto os Funckarma apenas têm lançado 12'' em várias editoras, espero que sejam oportunamente reunidos num cd.)

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?