<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, junho 30, 2004

Horchata : "Basidia" (Ad Noiseam 2004)



Horchata é o americano Michael Palace, um projecto dedicado às faces mais negras da electrónica.
Este album apresenta um ambiente bastante futurista, mas apresenta-nos um futuro que não é completamente mecânico ou sintético, mas sim estranhamente orgânico. Alguns temas lembram os ambientes do filme "eXistenZ" de David Cronenberg, a simbiose entre a carne e o silício, o corpo humano em fusão com algo inumano.
Talvez contribua para isso o uso de samples obtidos em viagens de trabalho à floresta Amazónica (Michael Palace é um cientista do New Hampshire's Complex System Research Center), mas aqui o uso desses samples não segue os clichés em que muitos dos músicos da electrónica se deixam enredar (nada de cânticos ou passarinhos a cantar). Mas dão a tal pitada orgânica a um album baseado em batidas fortes e secas (um pouco como o último album de Req) e ambientes escuros. Ritmos arrastados mas estranhamente epilépticos, uma forte influência da "estranheza" do industrial dos anos 70/80, samples saturados mas tratados com bisturi e analisados ao microscópio, música que sabe jogar com o silêncio e com os pormenores. Mas principalmente mostra muito "sentimento".
Encontra-se ainda no album um excelente remix dos Twine.
Podem ver um video-clip do tema "Cyst", um dos melhores do album aqui.
A alemã Ad Noiseam é, sem dúvida, uma editora a acompanhar de perto. Junta projectos bastante distintos, mas que têm em comum o facto de não esconderem uma herança do electro/industrial mais negro.
Para encomendar este e outros albuns, ou ouvir mp3 dos vários projectos, dirijam-se ao site da editora. Com a encomenda ainda receberão um sample grátis.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?