<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, julho 15, 2004

Traject - Strengir Hrynja (2004 Spezial Material)



Apresento um dos grandes discos deste ano.
A IDM poucas vezes foi tão fria, tão desorientante, tão assustadora. E, à medida que os temas vão passando (um total de 40 minutos mais um remix dos conterrâneos Einóma), perguntamos-nos como conseguir acompanhar tantos detalhes, ficando indecisos entre deixarmos-nos simplesmente levar pela enxurrada, ou pegar no bisturi e desconstruir cada estimulante detalhe.
Os Traject são um projecto do Islandês Gisli Thor Gudmundsson. Este é o album de estreia, e será um dos melhores "primeiros albuns" da curta história da IDM.
O sentimento que melhor resume o que contêm estes 5 temas é o de estar à deriva em alto mar, num pequeno barco. Por entre agitação e acalmia, ora a tentar resistir a cantos de sereias maléficas, ora a observar auroras boreais em êxtase.
Talvez o som que mais se aproxime deste trabalho seja o do album "EP7" dos Autechre. Mas aqui as idéias desse trabalho são revistas e aumentadas. Aqui há mais raiva, mais vida. Mais negritude.
Os Einóma, autores do remix que é o último tema deste album, são também Islandeses, o estilo deles é bastante parecido com Traject, e o último album deles também já foi revisto aqui no tasco. Procurem os arquivos.

Para adquirir este album, tentem a loja Portuense Matéria Prima (eles enviam por correio, enviem-lhes um email) ou a Belga U-Cover.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?