<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, dezembro 08, 2004

FZV : "Precedent" (2004, AI Records)



O selo AI Records continua a surpreender, agora com este album de estreia de FZV (Richard Herbert) que compila temas que foram aparecendo nas mais variadas compilações ao longo dos últimos 4 anos.
Segundo a editora, FZV é um violinista com treino clássico que decidiu seguir caminhos mais "electrónicos". No início dos anos 90 explorou efeitos de guitarra e tape loops gravando alguns temas influenciados pelos Coil, SPK e :Zoviet*France:. Agora usa um Atari STE e alguns equipamentos analógicos para produzir electrónica que ainda retém influências das origens industriais.
Este "Precedent" evoca descaradamente os primórdios da editora Warp, bebendo dos albuns "Frequencies" dos LFO, "Incunabula" e "Tri Repetae" dos Autechre, e do "Classics" de Aphex Twin. No tema "AMLGM2" nota-se mesmo um sample retirado do clássico tema "Basscadet" (aparece em "Incunabula") dos Autechre, enquanto as batidas industriais que parecem obtidas com ferros a baterem em placas de chapa têm a impressão digital de temas como "Dodeccaheedron" (do já citado "Classics" - 1992) de Aphex Twin. Em "She Said2" há um sample de "Second Bad Vilbel" (EP "Anvil Vapre" - 1995, Autechre)
Esta é uma colecção de ritmos abrasivos, industriais, urbanos e violentos, melodias breves e evocação de um futuro predominantemente sintético e maquinal, com pouca humanidade.
Apesar de todas as referências, Precedent consegue adaptar o seu som ao século XXI. Consegue cunhar uma identidade própria que vai além da mera citação, do mero "onde é que já ouvi isto antes?". Penso que ele tentou, acima de tudo, deixar uma homenagem ao fervilhante periodo do início dos anos 90 na electrónica Inglesa.
As referências ao "Classics" são imensas, ao ponto do primeiro tema de "Precedent" se chamar "Metaphrastic", tendo Aphex Twin um tema naquele album chamado "Metapharstic"... As semelhanças não se ficam por aqui, já que ambos me causaram o mesmo prazer na audição :)
Há 10 anos atrás, Bidisha do jornal Melody Maker escrevia acerca do album "Classics" de Aphex Twin: "This is a record to have painful, kinky, illegal sex to on a deserted building site littered with broken glass...". Este "Precedent" continua nessa senda, embora não vá tão longe. Vamos esperar pelo primeiro album pensado como tal, que não seja uma compilação de temas disconexos.
Destaque ainda para o facto deste cd ser completamente negro, a parte de leitura e tudo, e parecer mesmo um vinil devido aos "picos" que se vão ouvindo de cada vez que se coloca o cd a tocar, ainda por cima esses "picos" aparecem em sítios diferentes. Nunca tinha visto um cd assim...
Entretanto fica o apontador para o site de FZV, para a secção de mp3, onde se podem descarregar vários temas gravados ao vivo. Ouçam o num. 4 - "fzv - fz-revisited[+3dB].mp3" e fiquem a salivar por um concerto como eu fiquei.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?