<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, novembro 15, 2004

John Balance morreu

O fundador dos Coil e colaborador de bandas como os Current 93, John Balance, morreu.



(0) comments

quarta-feira, novembro 10, 2004

Hip-Hop circa Novembro de 2004

Não, eu não ouço assim muito hip-hop. Não gosto de todo o hip-hop. Mas há discos de hip-hop que gosto, gosto muito, imenso. Nos últimos anos graças às editoras Def Jux, Anticon e Ninja Tune tenho ouvido hip-hop que baste, o suficiente para ter alguns discos como imprescindiveis. 2004 é um ano Anticon. Parece-me incontornavel. Aqui vão, portanto, exemplos anticonescos ou que andam lá próximos:

cLOUDDEAD - Ten
DJ Signify - Sleep No More
Sixtoo - Chewing on Glass and Other Miracle Cures
v.a. - Bully Records: Lunch Money Singles Vol. 1
Subtle - A New White
Telephone Jim Jesus - A Point Too Far To Astronaut

Este hip-hop é o olhar branco e enevoado sobre o que pode restar de um cruzamento genético entre o hip-hop, a electrónica e a folk. Go and get it.

(0) comments

quarta-feira, novembro 03, 2004

Brokenhearted Dragonflies: Insect Electronica from Southeast Asia (Sublime Frequencies, 2004)


A Sublime Frequencies é uma editora conhecida pelas suas gravações de campo em países não-ocidentais como Marrocos, India ou Cambodja, organizadas de uma forma aparentemente caótica, mas que são um verdadeiro assalto ao cerebro. Um caleidoscópio de sons e imagens cerebrais, algures entre as memórias de uma viagem, um filme indiano e a captação de transmissões marroquinas num rádio de onda curta. É igualmente uma visão ocidentalizada do estranho, e se calhar só faz mesmo sentido para os ouvidos de um ocidental não habituado a ser assaltado por aqueles sons noite e dia. "Brokenhearted Dragonflies", contudo, é uma história diferente. Graeme Revell, em 1994, editou um trabalho chamado "Insect Musicians/Necropolis", um estranho trabalho feito a partir do som de insectos. Já este ano, a Mira Calix aproveitou o som dos insectos do Barbican em Londres para fazer o "3 Commissions" já falado neste blog. Agora é a vez da Sublime Frequencies entrar em jogo com este trabalho:

There is a legend in Burma stating that swarms of male dragonflies gather to join in choruses of high-pitched tones to court their mates. The ones that don’t succeed in mating eventually scream so loud that their chests explode and they drop dead to the ground. These recordings are a tribute to this legend. Droning cicadas, dragonflies and other insects display their charm as masters of the High Frequency Airwaves recorded live and unprocessed by Tucker Martine in the lush settings of Laos, Thailand, and Burma. Enter the supernatural world where Entomology and Electronica converge in a tropical hallucination of alien sound. Anyone who’s ever wondered if these strange symphonies could be recorded or preserved AS precisely as they sound in the field need look no further! Martine has done it and you will be transported to the exact experience one would encounter in these mysterious lowlands. Liner notes by Hakim Bey!

Eu decidi entrar neste mundo, e de facto não é à toa que se fala numa alucinação tropical. Mas também não deixa de ser intrigante o objectivo da Sublime Frequencies: mais do que nos dar a conhecer o mundo, a escolha aqui joga mais pelo lado da recolha de sons que nos guia para uma espécie de catarse hipnótica. Isto simplesmente limpa o cerebro. Mais do que qualquer conceito que possa existir à volta destas gravações, este álbum não é constituído por frequências sublimes mas sim por frequências que nos levam ao transe.

Este é um disco verdeiramente estranho, mas também fascinante.

(0) comments

terça-feira, novembro 02, 2004

Electrónica circa Novembro de 2004:

No inicio de Novembro, o tempo frio convida a sons intimistas. Aqui vão alguns:

Solvent "Apples and Synthesizers"
Bola "Gnayse"
Kim Hirthoy "Hopeness"
Helios "Unomia"
Ten and Tracer "Companion"
Manyfingers "Manyfingers"
Matthew Dear "Backstroke"
Mira Calix "3 Commissions"

(0) comments
Solvent : "Apples and Synthesizers" (Ghostly, 2004)


E dos cultivadores do som electro com toques de IDM chega um novo disco na editora Ghostly (Twine, Matthew Dear, Kill Memory Crash). E é com alguma surpresa que se ouve um som francamente mais pop, a aproximar ainda mais dos anos 80, repleto de efeitos electro e com o lado abstracto da idm obstruído por sons planantes. Mais surpreendente é o facto de tudo isto soar muito fresco, quase viciante. Ou seja, Solvent (Jason Amm) fez um disco de melodias que entram na cabeça com uma enorme facilidade, com a vantagem de não soarem chunga. Um pouco a lembrar os Ladytron, talvez, mas com a vantagem de haver aqui uma maior reflexão. "Radar Receiver", 4º tema do álbum, faz lembrar os OMD de uma forma descomplexada. É um disco divertido, distraído, sem grandes conceitos escondidos, e é capaz de fazer isso a sua principal força. Vale muito a pena ouvir.

(0) comments


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?