<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Upland : "Obliterated" (2005 Jester Records)



IDM bastante abstracta, na linha dos Autechre pós-EP7. Mas ao nível dos melhores trabalhos dos mestres.
Upland é um Norueguês (Knut Andreas Ruud), fan dos Autechre (escreveu a FAQ do newsgroup alt.music.autechre, há uns anos) e edita na Jester Records (editora, entre outros, dos Ulver).
Este é o segundo album (o primeiro é de 2002, chama-se "Upland" - também muito bom), e o som evoluiu bastante. Mesmo com poucas audições, estou pasmado com o som destes 32 minutos.
Ambientes artificiais, robóticos e áridos, mas ao mesmo tempo com uma grande dose de humanidade. Como se cada tema tivesse várias pistas, uma com ambient, outra com um funk maquinal, outra com leves descargas de noise, etc., e o ouvinte pudesse seleccionar ouvir a preferida. Complexo e viciante.
Destaque para temas como "Field Interference" e "00.00.00", dois temas entusiasmantes, cada um deles com um feeling algo funk-hip-hop (no primeiro há noise que parece aparecer em cadência de scratches, no segundo o ritmo das batidas metálicas não engana). "Field Interference" é, ao mesmo tempo, extremamente desolador, com samples de cordas a darem um tom algo épico.
A ouvir por todos que se interessem por IDM, e pela evolução do género.
Finalmente, a curta duração do album é perfeita, sem nenhuma "gordura" a mais.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?