<$BlogRSDURL$>

sábado, maio 21, 2005


Nostalgia 77 : "The Garden" (Tru Thoughts, 2005)

"The Garden" é o segundo album de Ben Lamdin com o alias Nostalgia 77.
O trabalho de estreia, "Songs For My Funeral" era mais virado para o campo do hip-hop. Agora temos uma festa jazz/soul/funk recheada de psicadelismos.
Este produtor juntou-se com alguns músicos de jazz, e gravou secções de metais, contrabaixo, piano electrico, guitarra, e tratou de juntar tudo até conseguir um tipo de som bastante interessante. Parece "esquelético" no sentido em que se conseguem distinguir todos os componentes com grande facilidade, por exemplo seguir ao pormenor as improvisações das teclas enquanto os metais seguem com a sua melodia, e a bateria impõe o ritmo. Depois, ao mesmo tempo, consegue ser um som bastante "cheio", algo fumarento, como se nos transportasse para bares refundidos das noites quentes de New Orleans.
Temos então uma base jazz, muitas vezes reminiscente das big-bands dos anos 1930s e 1940s, cheia de swing. Cobre-se essa base com pitadas de funk negro e melodias que obrigam a bater o pé. Leva-se a cozinhar no calor do soul enquanto a mente viaja ao cosmos de 1969, 1970 para dois dedos de conversa com Herbie Hancock e Chick Corea, enquanto os psicadelismos das teclas e da guitarra eléctrica actuam, e fica-se com um album bem interessante, que sem ser propriamente uma obra original, ouve-se com um prazer enorme.
Lá pelo meio há também uma versão funk/soul de "Seven Nation Army" dos White Stripes, no único tema com voz (Alice Russell) do album. Uma versão no estilo do album "Every Day" dos Cinematic Orchestra com Fontella Bass.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?