<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, setembro 22, 2005

subtractiveLAD : "Giving Up The Ghost" (N5MD, 2005)



O trabalho de estreia de Stephen Hummel, de Vancouver, como subtractiveLAD é um belo album de electrónica, muito bem produzido, e acima de tudo emotivo. Um trabalho que aborda a solidão, a esperança, aqueles momentos que parecem durar para sempre, em que nos interrogamos sobre qual o próximo passo, sobre qual o significado de todos os outros passos que nos trouxeram até aqui.
Os nomes que aparecem quando o ouvinte se deixa submergir neste oceano de correntes quentes,sussurros, brisas suaves, chávenas de chá a acompanhar um pôr do sol de Outono, são Arovane, Boards Of Canada ou Proem. Todos eles artífices da mais bela IDM embalada em emoções.
Ainda que o autor confesse nunca ter ouvido Arovane antes de ler várias críticas onde o alemão era referenciado, salta-me invariavelmente à memória o excelente album "Atol Scrap", de 2000. As várias camadas de melodia, os ritmos abstractos, o cuidado clínico com as emoções que transmite, o equilíbrio frágil entre o ambient contemplativo e os ritmos mais agressivos - ou melhor, acima de tudo melancólicos, como pequenas explosões de raiva que rapidamente regressam à calma com um suspiro mais profundo.
A editora americana N5MD (propriedade de Mike Cadoo, um dos Gridlock e também conhecido pela música que edita como Bitcrush ou Dryft), está a alcançar um nível de qualidade muito alto. Depois de muitos lançamentos, onde destaco Quench, Proem, Vesna ou Keef Baker, acabou de lançar um album que junta remisturas feitas pelos Funckarma e anuncia já um novo album de subtractiveLAD para Fevereiro de 2006. Um excelente sítio para ouvir alguma da mais interessante electrónica que se vai produzindo.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?