<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, novembro 21, 2005

Deaf Center : “Pale Ravine” (2005, Type Records)



Depois de ouvir este disco, fui ao baú recuperar alguns trabalhos que estão na mesma sintonia de "Pale Ravine". O album "This Lush Garden Within" dos Black Tape For a Blue Girl, os dois discos de Bleeding Like Mine ("In The Eyes Of Lovelost" e "Never Again Will I Dream") e mesmo "Opuscule" dos Land. Raison D'Être também anda por aqui.
Em comum, estes discos têm o facto de exibirem sentimentos uma melancolia algo doce, que assenta numa excelente gestão do silêncio e no recurso a pianos, violinos, violoncelos, sons concretos, alguma (pouca) electrónica e um ritmo bastante lento. Chuva, Outono, o conforto de uma lareira numa noite fria.
Deaf Center são dois noruegueses, autores de um belo EP de electrónica, "Neon City". O som desta estreia em longa duração não tem muito a ver com esse EP (que era basante mais “urbano”), embora o sentimento de melancolia se mantenha.
“Pale Ravine” foi inspirado em fitas antigas, filmes mudos de 8m. A lembrança de um passado distante, impossível de concretizar, e os fantasmas que são levantados - talvez sejam ingredientes para este estranho e delicioso mundo. Tanto lembra passeios em noites frias por entre ruas empedradas cheias de história e casas de granito, como a explosão de cores, entre o amarelo vivo e o vermelho carregado das mil e uma folhas destes deliciosos dias de Outono.
Como os próprios autores afirmam, o que melhor sumariza este album é a mística e o romance subjacente a antigas peças de teatro e aos próprios edifícios. Há muitas imagens projectadas para o ouvinte e uma atmosfera que liga todo o trabalho, do primeiro ao último tema.
Um guia para a solidão, uma guloseima para reflectir e contemplar. Quase um album irmão do "Remembranza" de Murcof. Excelente.

Como curiosidade, fica o facto de um dos membros do grupo (Erik Skodvin) ter uma netlabel muito interessante – Miasmah, onde ele próprio já lançou material sob o nome Xhale.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?