<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, novembro 04, 2005

Polar : "EME" (EN:PEG Digital, 2005)



O duo Polar (Nuno Rosa e Ricardo Costa) volta às edições com este "EME", outra vez na editora digital EN:PEG. Este album continua na linha de "Light Years" do ano passado, electrónica tratada com microscópio e bisturi, entre melodias que transpiram melancolia e a aspereza, quase dançante, dos ritmos abstractos e circulares. Em certos temas, como "Gba", quase chegam ao formato canção.
No mundo dos rádios amadores, a sigla EME significa "Earth Moon Earth", ou seja usar a Lua para reflectir sinais enviados da Terra, como se a Lua fosse um satélite passivo, e assim estabelecer comunicação. Apesar das várias dificuldades que esta forma de comunicação comporta, é uma prática a que se dedicam alguns operadores de rádios amadores mais experimentais. Não sei se os Polar são apreciadores do radio-amadorismo, mas a música que eles apresentam tem certamente ligações ao imaginário da tecnologia e de tudo o que gira à volta da ficção científica.
O tema "EME" é um dos pontos altos do album, começa com algumas interferências, que vão aparecendo por entre todo o tema, envolvendo as melodias e as batidas, que transportam para o magnífico "Tri Repetae" dos Autechre, numa vertente menos industrial e mais humanizada.
A certa altura no album, os temas começam a ser invadidos por frases soltas, ditas por uma voz saída do brinquedo Speak & Spell, criado em 1978 pelas Texas Instruments, e que servia para ir educando as crianças sobre como falar e soletrar, como o nome indica. Divirtam-se com este emulador!
É interessante este toque de "electrónica vintage", a fazer lembrar a nossa infância de exploradores ávidos de computadores como o Spectrum ou o Commodore Amiga, que também tinham estas vozes computorizadas. Embora estas vozes chamem muito a atenção no início, distraindo o ouvinte da música que tem por baixo, ao fim de algumas audições as vozes envolvem-se bem com o resto dos temas e das outras vozes sampladas, e o resultado é muito interessante.
Vale bem a pena investigar todo este mundo de aventuras. E por apenas 2 dólares (€ 1.67), não há desculpa para não brincar. Comprem aqui!

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?