<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, março 11, 2004

SQUAREPUSHER "ULTRAVISITOR"



Quando há uns anos saiu o "Go Plastic" do Squarepusher fui um dos que pensou que o Tom Jenkinson tinha perdido o norte, com cedências escusadas a um drum'n'bass próximo do UK Garage mais popular. A queda parecia-me inevitavel, mas o álbum "Do you know Squarepusher?" trocou as voltas: apesar de ainda não estar ao seu melhor nível, surpreendia por ter um som mais industrial por vezes a lembrar Coil e por ter uma versão muito fiel do "Love will tear us apart" dos Joy Division. O 2º CD ao vivo desse álbum fazia lembrar os tempos do "Go Plastic", mas ainda assim fiquei com a ideia que o Squarepusher ainda estava longe de estar arrumado. E eis que sai o "Ultravisitor", com uma foto na capa do Tom Jenkinson numa pose que me lembra... Joy Division. Todas as pistas deixadas em "Do you know Squarepusher?" são exploradas agora com mais afinco e convicção, resultando num álbum fortemente personalisado em que as facetas do autor são revisitadas e recontextualizadas num conjunto sólido. As explosões de aplausos aparecem, a lembrar a fúria das actuações ao vivo (que eu testemunhei uma vez em Londres, acreditem, é explosivo). Há muito baixo neste álbum, tocado pelo próprio, a lembrar o "Music is rotted one note". Há drum'n'bass furioso, misturado com trash metal e sonoridades góticas ("Steinbolt"). Há momentos introspectivos e aproximações ao jazz. E há um artista que se reencontrou consigo próprio, e que voltou para nos oferecer um álbum digno dos anteriores "Feed me weird things" e "Music is Rotted one note". Entre a fúria e a calma, entre orgãos de igrejas infernais e paisagens urbanas a lembrar os sons noturnos do Miles Davis.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?