<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, agosto 23, 2004

Uma Editora Austriaca: Mosz



Kapital Band 1 "2CD"



Martin Siwert "No Need to be Lonesome"

A Austria já há alguns anos que vem demonstrando uma invulgar criatividade na área da música electrónica e da música experimental. Vários músicos (Fennesz, Christof Kurzmann, Peter Kruder, Sofa Surfers...) e editoras (Charizma, Mego...) têm sido um reflexo dessa actividade, colocando este país como um dos pólos fundamentais da música feita na Europa. Tamanha actividade fervilhante leva ao aparecimento de novas experiências que crescem e eventualmente se tornam em novas editoras. É o caso da MOSZ, editora fundada por Stefan Nemeth, elemento dos Radian, recentemente fundada. Esta editora acabou de lançar os seus primeiros trabalhos, um álbum dos Kapital Band 1 (com Martin Brandlmayr, também músico dos Radian e dos Trapist, e Nicholas Bussmann) e outro a solo do Martin Siwert (membro dos Trapist).

Começando pelos Kapital Band 1, temos um curioso CD duplo, constituido por um CD com o álbum propriamente dito e uma novidade: um CD-R. Sim. Um CD-R. Por gravar. Para gravarmos nele, pois. Bizarro? Bem, se tiver falta de imaginação pode sempre ir ao site da banda (Kapital Band 1) buscar uma musiquinha para ocupar esse CD-R... Caso contrário, o CD normal contem um delicioso álbum de música improvisada a namorar a electrónica, bem ao jeito dos Trapist. Música abstracta... mas com uma certa leveza que a torna acessível: aqui estamos longe dos abstraccionismos cerebrais dos impulsivos Radian. Para ouvir a música e o silêncio.

O álbum a solo do Martin Siwert é diferente, francamente mais electrónico, e talvez mais próximo dos Radian ou mesmo do Fennesz. Electrónica com sabor orgânico (no sentido de não se sentir em demasia o cheiro dos electrões a passear nos circuitos electricos), que também faz lembrar os To Rococo Rot. Mas livre de influências do pós-rock, pois estes músicos estão realmente mais próximos da música improvisada que do krautrock alemão dos anos 70. No fundo seguem-se coordenadas semelhantes às dos Spring Heel Jack, mas numa vertente mais afastada do Free Jazz, a lembrar as experiências seminais dos AMM e dos Musica Elettronica Viva.

A Mosz estreia-se assim em grande. É uma editora para seguir com atenção.

Comments: Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?