<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 12, 2006

Mono "You are there" (Temporary Residence, 2006)
Sickoakes "Seawards" (Type, 2006)

Não raras vezes há heranças musicais particularmente pesadas. Acontece principalmente quando alguém consegue criar algo novo, mas que tecnicamente não era dificil de realizar e que facilmente pode ser enquadrado numa formula. É isso que acontece com a música dos godspeed you black emperor! e dos Mogwai: apesar de toda a sua intensidade, é "replicável" com alguma facilidade. Vai daí aparecerem dezenas de bandas clones da original é apenas um passo.
Os japoneses Mono (não confundir com os ingleses Mono, que na década de 90 nos ofereceram um álbum magnífico chamado "Formica Blues") são um exemplo desses clones. No concerto em Lisboa há uns tempos atrás apresentaram um som que ora lembrava gybe!, ora lembrava Mogwai, de uma forma alternada. Por isso as espectativas não eram as melhores para este novo álbum deles. E ouve-se "You are there" e reconhecem-se todas essas formulas no disco. E então acontece algo de particularmente interessante: "You are there" é um disco muito bom, apesar de "formulaico". Principalmente quando a banda decide não ir aos inevitáveis "altos" (que às vezes soam desnecessarios) como acontece na faixa "Are you there".
Já os Sickoakes partem da mesma formula mas tentam ir além dela e criar algo novo. São formalmente bem mais arrojados que os Mono. E realmente a primeira faixa "Driftwood" mostra que eles serão capazes de boas coisas. O problema é que depois lhes falta a inspiração para fazer melodias que existe no novo álbum dos Mono. E então progressivamente "Seawards" torna-se chato. Os Sickoakes arriscaram, mas terminaram nos lugares comuns do post-rock dos anos 90, sem melodias inspiradas que os salvassem. Talvez num próximo disco a coisa fique melhor e talvez ao vivo os Sickoakes se mostrem um pouco mais soltos. Para já "Seawards" é apenas uma promessa a roçar a mediania.

Comments:
yep, os mono são uma sucessão de lugares comuns, mas sinto por eles algo parecido com o que sinto pelos três acordes preferidos do rock: algumas fórmulas podem ser muito interessantes, porque são aquelas que, pela familiaridade, nos fazem sentir em casa. com os mono sinto-me em casa, mesmo que sinta a falta de não me sentir a viajar por novas paisagens.
vou investigar esses Sickoakes, que não conheço.
 
Os Sickoakes säo o único tiro ao lado da Type, depois de um 2005 em alta, do melhor do ano passado, entrar assim em 2006 é um pouco decepcionante.
 
Great work!
[url=http://amwxzrob.com/jrti/cyxn.html]My homepage[/url] | [url=http://yghgurbf.com/aiwb/pozq.html]Cool site[/url]
 
Well done!
My homepage | Please visit
 
Well done!
http://amwxzrob.com/jrti/cyxn.html | http://eikpjvad.com/lzqk/poyi.html
 
Enviar um comentário


referer referrer referers referrers http_referer

This page is powered by Blogger. Isn't yours?